Encontro Paroquial da CF 2014

No último sábado do mês de Fevereiro, dia 22, ocorreu em nossa paróquia, na comunidade Nossa Senhora Aparecida, o Encontro de Formação Paroquial em preparação para a Campanha da Fraternidade de 2014. O encontro foi conduzido por Padre Mauro Ferreira, pároco da paróquia Nossa Senhora da Escada e por toda equipe paroquial que participou do Encontro Diocesano da CF. Tivemos a grata presença da Irmã Maria Antônia-MJS, do Tio Cido, e dos bolivianos Brian e Tatiane, da paróquia São Paulo Apóstolo, Carapicuíba – SP.
O tema central da campanha deste ano é: FRATERNIDADE E TRÁFICO HUMANO e o lema é inspirado na carta aos Gálatas: “É para liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1). A formação, realizada por meio do método VER-JULGAR-AGIR, abordou assuntos referente ao objetivo geral da CF: “Identificar as práticas de tráfico humano, denunciá-las e mobilizar os cristãos e pessoas de boa vontade para erradicar este mal”.
Em seguida, Irmã Maria Antônia e Tio Cido contaram um pouco de como é realizado o trabalho com os bolivianos na paróquia São Paulo Apóstolo cujo pároco é Padre Eduardo Gonçalves. Contaram um pouco das dificuldades que encontram neste trabalho dentre elas a falta de voluntários que falem linguá espanhola para ajudarem nos serviços sociais e de evangelização. Contaram uma das principais necessidades, como por exemplo a carência de alimentos principalmente de leite. Depois, o boliviano Brian contou seu testemunho que ao chegar ao Brasil, fora explorado por seu próprio tio que o fez trabalhar por longas horas e em condições sub-humanas nas oficinas de costura, fruto do Tráfico Humano, triste realidade tão frequente em nosso tempo. Ao final da formação foram distribuídos os materiais da “CF 2014 – Via Sacra” para que as comunidades realizem os encontros.

O contato para os interessados em contribuir e conhecer o trabalho da Pastoral Latina é:

Doações: 99249-5609 e 4184-4569, falar com Tio Cido

Paróquia São Paulo Apóstolo, comunidade Nossa Senhora de Copacabana
Endereço: Rua Serra de Paranapiacaba, 44 – Jd. Planalto – Carapicuíba – SP

Click abaixo ou em “Galeria de Vídeos” para conferir alguns vídeos que relatam a triste realidade sobre o Tráfico Humano:
VIDEO – ALERTA: entenda como funciona o Tráfico de Pessoas

VIDEO – Depoimento do pai que teve sua filha traficada para fins de exploração sexual na Espanha

Abaixo um dos materiais utilizados no Encontro da CF:

Trafico Humano CF 2014

Pascom Escada