A devoção à Nossa Senhora da Escada
A devoção à Nossa Senhora da Escada desenvolveu-se inicialmente no Oriente na Festa da apresentação de Maria ao templo, que lá começou a ser celebrada no século VII, porém só no século XIV entrou para o calendário da Igreja no Ocidente sendo comemorada no dia 21 de Novembro. Alguns Evangelhos Apócrifos contam que Maria, ainda criança (por volta dos três anos), foi apresentada por seus pais no Templo de Jerusalém, subiu a escadaria do altar e no terceiro degrau dançou, manifestando sua alegria diante de Deus. Recebida ali pelo sacerdote, foi educada no Templo, em que permaneceu servindo ao Senhor até sua adolescência, segundo uma antiga tradição.
Esta cena de Maria menina na escada do Templo deu-lhe o titulo que invocamos: Nossa Senhora da Escada. Como a primeira missa foi celebrada em Barueri no dia da Apresentação de Nossa ao Templo (21 de Novembro de 1560), os padres Jesuítas dedicaram a capela do aldeamento à Maria sob o titulo de Nossa Senhora da Escada.
Proclamada padroeira de Barueri em 1956, por uma lei da Câmara Municipal, Nossa Senhora protege com seu manto maternal toda nossa cidade.