A PARÓQUIA

A Paróquia Nossa Senhora da Escada situa-se no município de Barueri, Diocese de Osasco e compreende os bairros Aldeia de Barueri, Nova Aldeinha, Jardim dos Camargos, Boa Vista, Vila Porto, Vila Barros, Jd. Tupanci, Jd. Esperança, Jd. São Luis e Chácaras Marco.

É composta de seis comunidades: Nossa Senhora da Escada, São José Operário, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Esperança e Santo Antônio. Criada em 1984, a Paróquia teve como pároco até hoje: Pe. Luis de Oliveira Andrade, Pe. Antonio Alves Afonso e Pe. Mauro Ferreira e o atual Pároco, Padre Fábio Rosário.

A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA ESCADA POSSUI A SEGUINTE VIDA LITÚRGICA

1. Missas e Celebrações da Palavra: Nos finais de semana temos, distribuídas pelas comunidades, Missas e Celebrações da Palavra, de forma que o Padre está presente em cada horário de Celebração de quinze em quinze dias.

2. Celebrações do Batismo: realiza-se uma celebração do Batismo comunitária todos os meses na Comunidade N. S. Aparecida e de dois em dois meses nas Comunidades Nossa Senhora da Escada, Nossa Senhora da Esperança e Nossa Senhora das Dores.

3. Confissões:  O padre está disponível para as confissões após à missa, ou em horário a ser agendado na secretaria paroquial, e uma vez por mês permanece à tarde em cada comunidade para atender os fiéis. Duas vezes por ano por ocasião da Quaresma e do Advento, realiza-se, com a presença dos padres da região, a Celebração da Penitencia em que os membros da Paróquia podem confessar-se individualmente.

4. Crisma e Iniciação Cristã de Adultos: A Crisma é realizada na paróquia de dois em dois anos, tempo necessário para a preparação. A Iniciação Cristã de Adultos é realizada uma vez por ano, após catequese de adultos.

5. Hora Santa e Benção do Santíssimo Sacramento: Uma vez por mês, fazendo rodízio pelas comunidades, celebramos a Hora Santa com a Benção do Santíssimo Sacramento nas primeiras quintas-feiras.

6. Festas dos Padroeiros: Cada comunidade realiza por ocasião da comemoração do seu padroeiro uma Missa solene precedida de uma novena que acontece nas casas dos paroquianos, devotos dos padroeiros. Para a Festa da Padroeira da Paróquia Nossa Senhora da Escada, realizamos uma novena com missas em todas as comunidades de nossa paroquia.

7. Corpus Christi: Por ocasião da solenidade de Corpus Christi realizamos uma única Missa paroquial no qual sai a procissão em que o Santíssimo Sacramento passa por um tapete feito pelas Pastorais e Movimentos até a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, na qual é dada a Benção do Santíssimo.

A FORMAÇÃO

Alem dos vários encontros de formação que acontecem durante o ano sobre os elementos específicos de cada pastoral, a paróquia realiza encontros para todos os agentes de pastoral sobre temas de interesse de todos, como Documentos da Igreja, formação humano-afetiva, formação de Fé e Política e tantos outros temas.

OS CONSELHOS

O Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) é formado pelos coordenadores dos Conselhos Comunitários e das Pastorais, Movimentos e Organismos da Paróquia. Cada coordenador é eleito pelos membros do grupo que representa, por um mandato de três anos.

Os Conselhos Comunitários de Pastoral (CCP) são formados pelos coordenadores das pastorais e movimentos existentes em cada comunidade.

O Conselho Administrativo e Econômico Paroquial (CAEP) é composto do tesoureiro Paroquial e dos tesoureiros das comunidades.
Os conselhos se reúnem uma vez por mês ou extraordinariamente quando convocados pelo Padre.

ASSEMBLÉIA PAROQUIAL

Ao final do ano realiza-se em nossa paróquia uma Assembléia de avaliação e planejamento.

São convocados os coordenadores paroquiais, comunitários e vice-coordenadores de cada pastoral, movimento e organismo da paróquia.

EVENTOS PAROQUIAIS

Para angariar fundos para as comunidades e para o fundo paroquial, realizamos durante o ano vários eventos, tais como: Quermesses nas comunidades, Show de prêmio nas comunidades, Bazar nas Comunidades, um bingo paroquial anual, uma Festa Julina paroquial anual e venda de rifas.

A ADMINISTRAÇÃO

A paróquia e sua ação evangelizadora são sustentadas pelos eventos que realizamos, pelas ofertas, dizimo e doações. Quarenta por cento (40%) do que é arrecadado pelas comunidades vão para um fundo paroquial que arca com as despesas comuns de toda a paróquia. Os restantes (60%) ficam nas comunidades para que elas realizem suas obras e ações.