Visita aos Bolivianos em Carapicuíba

No dia três de agosto de 2014, membros das diversas comunidades que compõem a Paróquia Nossa Senhora da Escada, da cidade Barueri, em um gesto concreto da Campanha da Fraternidade deste mesmo ano, visitou a Comunidade São Paulo Apóstolo, da Paróquia Santa Rita de Cassia, em Carapicuíba, a fim de conhecer melhor a realidade de alguns bolivianos que moram próximos a esta comunidade e são assistidos espiritualmente pela mesma.

O encontro teve inicio às 16 horas, com a recitação do santo rosário, em sua língua materna, o espanhol; tendo presente por volta de 30 bolivianos acompanhados pelos seus filhos, que são inúmeros. Após a recitação do rosário, os membros da paróquia Nossa Senhora da Escada tiveram a oportunidade de conhecer, mesmo que pouco, a situação e as experiências dos bolivianos que ali se encontram, e puderam compreender melhor a sua cultura. Diante dos relatos, se notava a perplexidade dos paroquianos da paróquia Nossa Senhora da Escada, pois diante dos fatos apresentados pode ser observado que os bolivianos vivem em uma situação eminente de escravidão.

Entretanto, o que mais comovia era ver que os bolivianos preferiam não apresentar as autoridades competentes os fatos, porque, sendo ilegais no Brasil, temiam voltar à Bolívia para viver uma vida mais desafortunada do que no Brasil, tendo em vista que em seu país sofriam a plena miséria, e aqui, mesmo escravizados, eles têm ao menos o que comer, e podem oferecer aos filhos, nascidos aqui, um futuro com mais esperança.

Para concluir o encontro, entregaram a comunidade alguns alimentos arrecadados na paróquia Nossa Senhora da Escada, para serem organizados e distribuídos às diversas famílias. E, depois de uma interação dos jovens com as crianças, os agentes de pastoral de Barueri se despediram dos bolivianos com esperança que em um próximo encontro não achem mais os irmãos sendo vitimados por um sistema de ganância e egoísmo, pois “é para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

Dênis Mendes
Seminarista da Paróquia Nossa Senhora da Escada