Formação Permanente do dia 31 de Maio de 2014

Na tarde do último sábado (31/05) ocorreu na comunidade Nossa Senhora Aparecida a Formação Permanente do mês de Maio em nossa paróquia. A formação foi dividida em duas partes. Num primeiro momento foi realizada a Plenária da CF 2014 cujo tema é “Fraternidade e Tráfico Humano” e na segunda parte, um grupo diocesano da Pastoral Afro-Brasileira apresentou um pouco do seu trabalho.
Durante a Quaresma foi realizado um intenso trabalho de conscientização do Tráfico Humano com grupos da catequese, dos jovens, nas escolas, nas casas, via-sacra e outros. Deste trabalho foram feitos alguns questionários de como foram os encontros. As respostas foram muito similares. Muitos sabiam do crime, mas superficialmente. Não sabiam como agir. No sábado, as pessoas foram divididas em quatro grupos e foi proposto que conversassem sobre quais atitudes realizar perante o Poder Público e na paróquia para não deixar que este tema termine sem ações. As respostas foram muito boas e serão compiladas e trabalhadas ao longo do ano.

Em seguida, o grupo diocesano da Pastoral Afro-Brasileira formado por Vera, Sandra, Lucas, Heloísa e Cleusa conduziram a formação. Primeiramente, ensaiaram juntamente com os fiéis algumas músicas da cultura afro-brasileira, e em seguida, deu início a oração. O grupo apresentou de forma simples e objetiva o trabalho da Pastoral Afro-Brasileira.
O objetivo do encontro, de tornar conhecida a pastoral e conscientizar o povo da importância desta pastoral para o povo negro foi alcançado. A Pastoral Afro-Brasileira é uma ação da Igreja no Brasil de promover a unidade dos cristãos, entender as diversas culturas e não aceitar qualquer tipo de racismo perante este povo que traz na história um passado difícil e ainda hoje, há diferentes formas de preconceito. Ao final, Heloísa, que também participa da Pastoral da Educação apresentou o trabalho desta pastoral na sociedade. Logo em seguida, padre Mauro deu a benção final e agradeceu a presença do grupo que continuará a missão em outras paróquias, de tornar conhecido o trabalho da Pastoral Afro-Brasileira.