Dom Ercílio Turco: uma vida gasta por amor a Deus e aos irmãos

O bispo emérito de Osasco, faleceu no dia 30 de outubro de 2019, vítima de um câncer.

Da esquerda para direita): Francisco Turco (pai), Terezinha (irmã) , D. Ignez (mãe) e Dom Ercílio. Arquivo Pessoal.

Dom Ercílio nasceu em Campinas, SP, em 13 de março de 1938. Filho de Francisco Turco e Ignez Canossa Turco, último dos irmãos Oswaldo, Antônio, José e Terezinha. Cursou o estudo primário (1ª – 4ª séries) no Grupo Escolar Adalberto Nascimento, o Ginásio na Escola Técnica Bento Cheurino (5ª – 8ª séries).

Terminou seus estudos no Seminário da Imaculada, em Campinas, em 1955. No Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo (SP), fez seus estudos de Filosofia e na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, também em São Paulo, cursou e concluiu a Teologia.

Foi ordenado sacerdote em Campinas, no dia 1º de dezembro de 1963, por Dom Paulo de Tarso Campos, naquela época Arcebispo Metropolitano de Campinas, numa turma inédita de 10 Sacerdotes.  Na Arquidiocese de Campinas, exerceu o ministério presbiteral em várias paróquias. Também na Arquidiocese de Campinas, exerceu o ministério pastoral como Capelão da Casa Mãe das Missionárias de Jesus Crucificado e no Pensionato São José, em Campinas.

Ordenação Sacerdotal. Arquivo BIO

Assessorou a Pastoral Hospitalar junto aos doentes sendo capelão da Santa Casa de Misericórdia de Campinas, de Valinhos e do Hospital das Clínicas da UNICAMP, onde fundou a capelania.

Também foi vigário episcopal das Regiões Sul e Leste da Arquidiocese, membro do Conselho de Presbíteros em várias gestões e, por dois anos, ecônomo arquidiocesano. No campo da formação de novos padres, foi reitor de Teologia no Seminário da Imaculada e diretor de Filosofia no mesmo Seminário.

Nomeação como bispo de Limeira

Em 18 de novembro de 1989, foi nomeado, pelo Papa João Paulo II, o terceiro Bispo de Limeira (SP), sendo ordenado no dia 04 de fevereiro de 1990, por Dom Gilberto Pereira Lopes, Arcebispo Metropolitano de Campinas, tomando posse em 08 de fevereiro de 1990. Escolheu como lema de seu episcopado: Evangelium Dei Evangelizare (Anunciar o Evangelho de Deus) colocando a evangelização como prioridade de seu serviço episcopal.

Dom Ercílio foi o  3º Bispo de Limeira (1990- 2002) . Foto: Diocese de Limeira

Como Bispo de Limeira, conquistou logo a simpatia de todos e deu continuidade aos trabalhos apostólicos e pastorais já existentes, cuidando zelosamente da Diocese. No seu governo pastoral da Diocese de Limeira, sempre se preocupou com a formação teológica e pastoral dos agentes leigos e leigas, criando três Escolas Diocesanas: Escola Catequética, para formação de catequistas, em Araras, cujos trabalhos iniciaram-se em de 1993; Escola de Educação Política, também em Araras, com início de funcionamento em fevereiro de 1998; Escola de Teologia para Leigos, que iniciou seus trabalhos, em Limeira, em fevereiro de 1999, conveniada com o Instituto de Teologia da PUC de Campinas quanto aos professores e com a UNICAMP com relação ao prédio onde funciona.

Sempre preocupado com a formação dos seminaristas, para os cursos de Filosofia e Teologia, em 1º de março de 1991, criou, de acordo com as normas do Direito Canônico, o Ano Propedêutico. No dia 15 de setembro de 1994, lançou a pedra fundamental do Centro Vocacional Diocesano, que acolhe os jovens do ensino médio e do Ano Propedêutico, cuja inauguração oficial e bênção litúrgica aconteceu em 12 de setembro de 1996. Criou, também, em 21 de março de 1992, o Serra Clube de Limeira, para apoiar o trabalho vocacional.

Vários foram os momentos fortes durante seu governo pastoral da Diocese de Limeira. Em 24 de abril de 2002 foi transferido, pelo Papa João Paulo II, para a Diocese de Osasco (SP).

Diocese de Osasco acolhe Dom Ercílio como bispo da Diocese de Osasco

Dom Ercílio Turco foi transferido pelo Papa João Paulo II para a Diocese de Osasco em 24 de abril de 2002. Realizou seu 1º contato com o povo da Igreja Diocesana de Osasco no dia 1º de maio, festa de São José Operário – 13º aniversário de instalação da nossa Diocese. Sua posse canônica realizou-se no dia 30 de junho de 2002, festa litúrgica dos apóstolos São Pedro e São Paulo, às 15h, no Ginásio de Esportes Professor José Liberatti, em Osasco. Foi acolhido com estas palavras de Dom Francisco: “Este báculo de Pastor que, durante 27 anos de feliz episcopado me acompanhou, revelando-me a serenidade e a bondade de nosso Deus, eu passo às suas mãos, alegre e confiante na graça do mesmo Deus que nos haverá de conceder anos ainda maiores de feliz evangelização”.

Missa de Posse Canônica, em Osasco. Arquivo BIO.

Por incentivo de Dom Ercílio Turco, o Seminário São José realizou a 1ª edição da grandiosa festa vocacional, o COMVOCAÇÃO. Criou a Pastoral da Comunicação (PASCOM) e incentivou o 1º Encontro de Comunicadores (ENCOM). Conforme o cânon 401.1, do Código de Direito Canônico, apresentou sua renúncia – por motivo de idade – ao Santo Padre Francisco, no dia 14 de março de 2013, sendo que a renúncia foi aceita no dia 16 de abril de 2014. Como Bispo Emérito dedicou-se a uma vida intensa de oração, celebrações em paróquias da diocese, assim como em tríduos, novenas e festas de padroeiros; e ministração do sacramento da Crisma, participando firmemente nas celebrações diocesanas.

Atividades em nível do Regional Sul 1 e da CNBB

Atividades que exerceu como Bispo no Regional Sul 1 da CNBB: foi membro da Comissão Representativa do Regional Sul 1, Responsável pela Linha 04, Liturgia; Responsável pelas CEBs, Membro da Comissão de Acompanhamento dos Formadores e Seminários (CAFs), Responsável pela Pastoral da Educação, Membro do Conselho Fiscal, Membro da Comissão do Ensino Religioso nas Escolas Públicas.

fonte: CANAL DE NOTICIAS DA DIOCESE DE OSASCO