Comunidade Nossa Senhora das Dores

Um pouco de história

O título de Nossa Senhora das Dores surgiu, por ser uma comunidade em um bairro muito sofrido, na época aqui não tinha nada (Asfalto, água, luz, mercado, etc.), tudo tinha que ser buscado em outros bairros afastados. A missionária Irmão Mariana e a Dona Alexandrina, muito devotas de Nossa Senhora da Dores e vendo o sofrimento do povo e das mães para criarem seus filhos, intitularam a comunidade Nossa Senhora da Dores junto com o Padre Luiz, para seguir o exemplo de Nossa Mãe Dolorosa, estando ao lado de nossos irmãos que sofrem levando amor e consolo. A comunidade foi fundada em 1984, no mês de setembro, tendo hoje 27 anos. As primeiras missas eram realizada nas residências dos moradores da comunidade.

A capela de Nossa Senhora das Dores só foi construída 10 anos depois, em setembro de 1994, no terreno cedido por Dona Dora pelo período de 50 anos, juntamente com as doações, trabalho voluntário de algumas pessoas para arrecadar fundos. E tem até hoje como tradição a festa de Nossa Senhora das Dores, no dia 15 de setembro, com a procissão pelas ruas do bairro, a coroação, a quermesse e romaria na Aparecida do Norte. Depois do Padre Luiz, veio o Padre Toninho, que tinha sua filosofia ou ideal mais voltado para as pessoas com dependência química e a consciência da responsabilidade política do povo. Com a chegada do Padre Mauro em 2003 sob sua orientação e seu incansável esforço a comunidade se reorganizou, vieram a consciência de paróquia, de comunidade, as Irmãs de Jesus na Eucaristia e o conselho comunitário de pastoral.

Localização: Rua Sumaré, 310, Chácaras Marco – Barueri/SP.