Caritas Paroquial assume casa de acolhimento de pessoas em situação de rua

Caro (a) Paroquiano (a)

Irmãos Presbíteros
Caros Irmãos e Irmãs em Cristo.

Paz e Bem!

Desde o dia 17 de fevereiro de 2014 a Associação Cáritas Nossa Senhora da Escada, fundada em novembro de 2005, assumiu a coordenação da Casa de Acolhimento de pessoas em situação de Rua que está no município de Barueri. Todos hão de se lembrar que este trabalho foi iniciado em nossa paróquia no tempo em que era pároco Pe. Antônio Alves Afonso (Pe. Toninho), desde então muitos paroquianos participaram desta obra e muitas pessoas foram se juntando a este esforço de promover a vida e sua dignidade. Aproveito para agradecer a todos, a todos mesmo, sem exceção que nos deram este belo testemunho de caridade.
Pois bem, agora somos nós os responsáveis. Em 2013, fizemos um grande esforço de nos adaptarmos e prepararmo-nos para assumir este trabalho. Por vezes estivemos por desistir, mas ajudou-nos a Graça de Deus e, agora, o trabalho já está em andamento. Aproveito, aqui, para agradecer, também, a todos os que nos ajudaram neste último ano, de maneira especial o nosso irmão Silvio Macedo, a secretaria de Promoção Social do município, o Sr. Pedro da Matta, a equipe técnica do então Albergue e todos os benfeitores e paroquianos que nos apoiaram. O desafio é grande.
Hoje estamos atendendo 120 pessoas em situação de Rua, 80 delas permanecem na casa durante o dia e recebem todo o tipo de atendimento segundo suas necessidades e 40 pessoas são acolhidas à noite, igualmente atendidas. O grande objetivo é resgatá-las em sua dignidade e, quando possível, reinseri-las na sociedade, seja ao seio da família, seja apoiando-as no tratamento contra os diversos tipos de dependência, seja encaminhando-as para o estudo e mercado de trabalho, seja dando-lhes assistência espiritual. Alguns, porém, já muito debilitados pela dureza das ruas e sem nenhuma referencia familiar, permanecem conosco e constituem uma comunidade permanente.
Contamos hoje, com 41 funcionários, entre coordenadores, assistentes sociais, advogado, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, cuidadores, funcionários da administração, da cozinha, da limpeza, da portaria, além de voluntários e estagiários, que nos auxiliam, seja no aspecto técnico, seja no espiritual. A todos meu agradecimento igualmente.
A Cáritas é uma organização filantrópica sem fins lucrativos ligada à Igreja Católica Apostólica Romana desde a sua fundação no final do século XIX. Hoje ela está presente no mundo todo com escritórios nos cinco continentes e tem por objetivo salvar vidas, promover a dignidade da pessoa humana e construir um mundo justo, de Amor e Paz, tendo como fundamento a Pessoa de Jesus Cristo, seu Projeto de vida plena e a Caridade Fraterna. É neste espírito que queremos realizar nosso trabalho.
Para nós a pessoa humana é Sagrada, criada à Imagem e Semelhança de Deus, redimida pelo sangue de Cristo, pois amada incondicionalmente por Ele.
Se víssemos cada pessoa em situação de rua como ser humano, isto já deveria nos mover em sua direção, socorrendo-a em suas necessidades. Para nós, ela é mais que humana, é filha de Deus, morada (templo) do Espírito Santo. Para nós cada pessoa abandonada é o próprio Cristo sofredor, que bate na porta do nosso coração e pede nossa solidariedade. Nossa motivação primeira é, portanto, a fé. Sei que muitos que chegam à casa carregam marcas que desfiguram o rosto de Cristo, de quem são presença em nosso meio. Cabe-nos ir para além das aparências e, por caridade, transcender o imediato e descobrir e desvelar a sua condição Sagrada e Humana: Isso só será possível, pela transformação do nosso olhar, este é o desafio: que o nosso olhar seja o mesmo olhar de Deus. Olhar de Pai, compassivo, clemente, indulgente, olhar bondoso, de quem ama sem colocar condições. Obrigado, por entender isso. Juntos faremos um continuo esforço de conversão.
Permita-me compartilhar mais algumas reflexões.
A partir de agora a casa passará a se chamar Casa de Acolhimento Cáritas. E foi batizada também como Casa São Francisco.

Casa
Uma casa é o porto seguro de todos nós. É para onde voltamos, é onde nos sentimos bem. Casa é mais que uma construção, é o lugar de relações fraternas, de carinho, de afeto e, por isso, de segurança.
Queremos fazer deste local uma Casa, não um depósito de pessoas que ninguém quer ver nas ruas, e por isso preferem que sejam escondidas num albergue qualquer. Queremos que ela seja uma casa, não um “equipamento” institucional que só segue normas técnicas estabelecidas pelo poder público ou pela lei do Estado.
Casa para esta gente sofrida que perdeu a casa e, às vezes, até se esqueceu do que é um lar.
Neste mesmo sentido faremos de tudo para que este local seja uma casa para os colaboradores também. Aos poucos, com a Graça de Deus, nos tornaremos uma família.

De Acolhimento
Acolher é muito diferente de recolher. Acolher é servir, amar, receber de braços abertos. Lembro-me aqui da parábola do filho prodigo. O Pai, depois de todos os erros e pecados do filho não o julga, castiga ou condena, mas o acolhe de braços abertos, devolve sua dignidade e faz uma festa, a festa da vida (“Este meu filho estava morto e eis que agora está vivo”)
Acolher é promover a festa da vida, por Amor, amor exigente, amor que propõe limites e que implica conversão do acolhido, mas sempre Amor.

Cáritas
Este nome é forte. É caridade em Latim. É também o nome de uma Instituição muito conhecida que é ligado imediatamente à Igreja Católica. E isso aumenta nossa responsabilidade. Para a sociedade (apesar de a Associação Cáritas ser uma pessoa jurídica própria) quem está assumindo esta casa de Acolhimento é a Igreja Católica.
A Igreja sempre socorreu os necessitados, apenas, estamos continuando este trabalho de dois mil anos.
Mais uma pequena palavra. Este serviço coordenado por nós será mantido com verba pública da Prefeitura de Barueri (a quem agradecemos a confiança), é dinheiro seu, meu, nosso, é dinheiro do contribuinte, por isso orientamos os nossos colaboradores não desperdiçar nada, sendo fieis aos seus compromissos e horários, cumprindo com zelo sua função e, sobretudo sendo honestos e cuidando do patrimônio como cuidam das coisas em sua casa, tudo que está lá é fruto do trabalho das pessoas, do seu suor.

São Francisco

No dia em que celebramos a Missa em agradecimento pelo inicio deste nova Missão, sugeri que além do nome oficial aquela casa fosse conhecida como casa São Francisco, todos aclamaram em apoio e, depois de tomadas as cautelas jurídicas, passamos a chamá-la assim “Casa São Francisco”.
São Francisco viveu há mais oitocentos anos, foi um Cristão extraordinário, que entendeu a essência da mensagem de Cristo: servir a Deus, servindo os mais necessitados. Abandonou sua riqueza e fez da pobreza sua esposa. Morava nas ruas e socorria os mais pobres e abandonados. Ele é, agora, o patrono desta obra. Peçamos a sua intercessão e miremo-nos no seu exemplo.
Meu irmão, minha irmã, a Casa de Acolhimento Cáritas, Casa São Francisco, está aberta para você. Contamos com sua colaboração, apoio e, se possível, com seu trabalho voluntário.

Deus abençoe a todos
Em Cristo
________________________________
Pe. Mauro Ferreira
Diretor Espiritual da Associação
Cáritas N. Sra. da Escada
Barueri, 07 de março de 2014.