PARÓQUIA LANÇA NOVO PLANO DE PASTORAL PARA 2014

Estimada Paroquiana
Estimado Paroquiano

Ao término deste ano, damos Graças a Deus por sua mão que nos sustentou e por seu Espírito que nos conduziu.
Percebemos que, apesar de todas as dificuldades, o ano de 2013 foi marcado por avanços e, sobretudo, por um semear de um novo espírito que assinalou o início de mudanças de rumo em nossa Paróquia, principalmente no que diz respeito à consciência missionária, à abertura à juventude e ao desenvolvimento e amadurecimento dos trabalhos de Evangelização nas pastorais e movimentos. A comunicação melhorou, a liturgia se enriqueceu; a comunhão entre as comunidades se manteve, o acolhimento foi uma ocupação mais ampla nas comunidades e novas lideranças, apesar de um número insuficiente, aderiram ao trabalho Pastoral.
O Papa Francisco na exortação “Evangelii Gaudium” nos convoca, novamente, a uma conversão Pastoral que, segundo ele, dar-se-á pela abertura à Missão, pela atenção às questões sociais na prática da caridade em todas as suas dimensões e num renovado amor a Jesus Cristo, como única fonte de verdadeira alegria.
Motivados por esta exortação realizamos nossa Assembleia Paroquial que foi antecedida de uma ampla avaliação na qual todos os envolvidos com a evangelização debruçaram-se sobre vinte e dois itens da vida paroquial. Constatamos que, Graças a Deus, saímo-nos bem na maioria das dimensões do nosso trabalho, porém há desafios a serem enfrentados.
A Formação precisa ser intensificada ainda mais (retomaremos a formação permanente mensalmente e também as formações especificas), os Conselhos Comunitários precisam reencontrar o seu sentido (Daremos Formação para os novos conselheiros e os acompanharemos mais de perto), o envolvimento com as questões sociais precisa chegar como elemento essencial ao coração de todos (daremos mais apoio aos trabalhos já existentes; em 2014 assumiremos dois grandes desafios: a administração da casa de acolhimento das pessoas em situação de rua e o centro de formação Nossa Senhora da Escada, ambos, agora, sob a administração da Cáritas Paroquial). Mais ainda, a partir dos apelos da Diocese e da Igreja, e motivados pelo Evangelho de Cristo decidimos tomar como prioridade para o próximo ano (já que percebemos nas avaliações algumas deficiências que precisam ser superadas) o desenvolvimento do nosso trabalho catequético, o reforço no espírito missionário e a intensificação da nossa vida de piedade.
Os projetos a seguir ajudar-nos-ão a assumir estas prioridades.

1º Projeto: CATEQUESE EM TODAS AS FASES

Objetivo: Capacitar os catequistas e os novos agentes da catequese, estimular a participação dos pais bem como dos catequizandos nas celebrações eucarísticas, catequizar os pais dos catequizandos e conscientizar os pais e os catecúmenos sobre a importância da catequese e da vida comunitária.
Justificativa: Vivemos em um tempo de mudança de época em que a sociedade está cada vez mais indiferente à religião, as famílias vêm perdendo a consciência do seu valor sagrado e muitos pais não se preocupam com a educação de seus filhos na fé. Diante desta realidade, a catequese que tem por objetivo propiciar o encontro pessoal entre o catequizando e Jesus Cristo, precisa encontrar meios de chegar até os pais destes jovens, uma vez que muitos não instruem seus filhos por não conhecerem a importância do Evangelho e da vida em comunidade. Assim, a Igreja assume seu papel de “casa de iniciação à vida cristã” dando atenção às famílias dos catequizandos.
Metodologia: Aprimorar a formação para os catequistas; intensificar as reuniões entre coordenadores e catequistas; envolver a equipe diocesana de catequese na formação dos catequistas; elaborar um material comum entre os catequistas; retiro para os catequizandos; retiro para os pais dos catequizandos; catequese mensal para os pais; envolver os pais e os catequizandos na celebração eucarística.
Público Alvo: Os catequistas, as famílias e os catequizandos.
Coordenação: Pastoral Catequética
Ações a serem desenvolvidas:
• Reuniões mensais entre os catequistas e os coordenadores;
• Formações específicas para os catequistas com a ajuda da equipe diocesana;
• Retiro com os catequizandos;
• Retiro com os pais dos catequizandos no primeiro e no segundo semestres;
• Encontro semestral com os pais e reuniões periódicas;
• Missa todo 4º Domingo com a participação dos catequistas, dos pais e dos catequizandos na liturgia;
• Elaboração de um material comum para os catequistas;

2º – PROJETO: EMPENHO MISSIONÁRIO NA PARÓQUIA


Objetivo: Trabalhar a dimensão missionária com os agentes de pastorais através de formações periódicas, de modo que possam desenvolver maior espírito missionário. Buscando assim despertar os agentes de pastorais e movimentos para a importância da missão, possibilitando os meios para que saiam da zona de conforto de uma pastoral de manutenção e voltem seu olhar para fora da Igreja e tornem-se verdadeiros anunciadores de Jesus Cristo.
Justificativa: “A conversão pastoral de nossas comunidades exige que se vá além de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária.” (Doc. Ap. 370).
A Igreja é por natureza missionária, logo também todos os seus membros devem sê-lo. Em face de um mundo cada vez mais dessacralizado, onde muitas pessoas, em sua grande maioria cristãs católicas, estão longe de Jesus Cristo e de sua Igreja, se faz necessário que sejamos arautos do Evangelho, de modo que a Missão não se limite a um programa ou projeto, mas em um compartilhar de experiências de encontro com Cristo, de testemunhá-lo e anunciá-lo de pessoa a pessoa, de comunidade a comunidade e da Igreja a todos os confins do mundo. (Doc. Ap. 145).
Metodologia: Formações missionárias; Visitas às casas; Dar continuidade as SMP (Santas Missões Populares); Participação na jornada da confiança; Fazer processo contínuo de acompanhamento do trabalho missionário através das fichas de visitas, e do relatório do COMIPA, para que se possa dar retorno e encaminhamento aos casos necessários.
Público alvo: Agentes afastados, pessoas que chegam pela primeira vez às nossas comunidades, famílias que estão chegando aos nossos bairros, idosos e enfermos, famílias dos enlutados, o hospital, a CSA (Caritas, serviço de acolhimento), velório municipal e Cadeia Pública de Itapevi.
Coordenação: Conselho Missionário Paroquial, envolvendo todos os conselhos comunitários.
Ações a serem desenvolvidas:
• Continuar com as visitas (agentes afastados, pessoas novas, aos enlutados, hospital, CSA);
• Através das formações, conscientizar os agentes da importância da Missão;
• Realizar as SMP (Santas Missões Populares) na comunidade Nossa Senhora da Escada.
• Envolver os jovens nas SMP.
• Fazer o acompanhamento de todas as ações missionárias, monitorando sua realização, avaliando, apoiando, celebrando as conquistas e corrigindo as falhas.
• Trimestralmente realizar formação missionária, intercalando com a missão nas comunidades, de modo que após as formações, nos meses seguintes cada pastoral realize suas visitas;
3º Projeto: VIDA DE PIEDADE


Objetivo: Tornar a paróquia mais orante, favorecendo seu crescimento espiritual em vista de uma evangelização com bases mais sólidas. Revalorizar a piedade popular como instrumento eficaz de encontro pessoal e comunitário com Cristo. Refletir a dimensão e o significado da piedade popular, elaborando práticas que contribuam na evangelização. Ajudar a pessoa a fazer a experiência na inculturação da fé. Expressar a fé nas diversas formas de piedade em todos os setores sociais, procurando sua inspiração na Bíblia.
Justificativa: Apesar da piedade popular ser uma das riquezas do nosso povo, um tesouro da Igreja Católica na América Latina (nº. 258 Documento de Aparecida) nossa paróquia ainda não expressa uma participação nos atos de piedade com entusiasmo e vibração. Percebe-se, no entanto, que o que temos de vida de piedade tem ajudado as pessoas a exprimirem a sua fé.
Metodologia: Na comunidade onde acontece a Adoração ao Santíssimo, os Ministros da Eucaristia e Coroinhas ficam encarregados, juntos com a Pastoral Litúrgica, de preparar a celebração, convidar as famílias e organizar o ambiente bem festivo.
– A Missa de Nossa Senhora da Escada no dia 21, preparada por duas comunidades sorteadas a cada mês, além de enriquecer a liturgia vai ajudar a aumentar o número de participantes.
– Antes das reuniões das pastorais, deve-se ler um texto do Evangelho, rezado nos passos da Leitura Orante.
– No mês Mariano (Maio): Na 1ª semana fazer com os jovens o terço vocacional. Na 2ª semana, com os casais os mistérios fundamentados na Bíblia. Na 3ª semana, com a terceira idade os mistérios da Luz e na 4ª semana, com as crianças da catequese os mistérios gloriosos, coroando Nossa Senhora. Cada comunidade escolha o local: pode ser na praça, na casa de alguém, além do terço programado pela Legião de Maria, GER e Mãe Rainha.
– Os grupos para a Campanha da Fraternidade e novena do padroeiro e Natal, serão de responsabilidade do CCP que escolherá os coordenadores e os orientará como usar o material.
Público Alvo: Todos os agentes das Pastorais e Movimentos, famílias, crianças, jovens, adultos, Irmãs, seminaristas e o Padre.
Coordenação: CPP (Conselho Paroquial de Pastoral) e GER (Grupo de evangelização de Rua).
Ações a serem desenvolvidas:
• Reformular o conteúdo para Adoração ao Santíssimo;
• Adoração todas as 1ª quintas-feiras do mês, cada mês numa comunidade (rodízio);
• Missa todo mês no dia 21, preparada por duas comunidades a cada mês;
• Reuniões mensais das pastorais e movimentos com a proposta de 15 minutos de oração inicial;
• No mês de Maio, o GER preparará o material a ser usado a cada semana; (jovem, família, 3ª idade e crianças);
• Preparar material para cada novena de padroeiro;
• Estudar e refletir o material da Campanha da Fraternidade;
• Selecionar o livro a ser usado para Novena de Natal;
• No CCP, organizar as duplas que irão formar os grupos;
• Via-Sacra na quaresma nas ruas;
• Todas as novenas serão feitas nas casas das famílias, encerrando na Igreja;
• Preparar textos, orações, mantras para antes das missas proporcionando o recolhimento e o silêncio;

Que Deus continue nos auxiliando com seu Espírito e nos conduzindo em nossa missão. Que a Virgem da Escada nos acompanhe com sua maternal proteção.
Que todos nós nos empenhemos, em comunhão com toda a Igreja a sermos uma Paróquia em verdadeiro processo de conversão.

Cristo abençoe a todos e seja em 2014 a nossa luz.

Pe. Mauro Ferreira
Pároco da Paróquia N. Sra. da Escada
12 de dezembro de 2013.
Festa de Nossa Senhora de Guadalupe