CONFISSÃO (Sacramento da Penitência)

Que bom que você se interessou sobre este Sacramento, pois ele é uma grande Graça de Deus para aqueles que, arrependidos, querem voltar para a Casa do Pai.
Deus não nos quer longe D’Ele, vivendo no pecado. Ele quer que tenhamos vida e vida na Graça, vida em abundância, por isso, em Cristo, nos redimiu e, por Cristo, deu à Igreja a Missa de perdoar os pecados. Em Cristo fomos feitos criaturas novas, o homem velho ficou para trás, somos homens novos. A luz venceu a escuridão, não faz sentido para nós, cristãos, vivermos nas trevas do pecado.

O Sacramento da Penitência é sinal da infinita Misericórdia do Pai, nele somos acolhidos por Deus que faz festa pelo nosso retorno (Cf. LC 15,16).
Antes de confessarmos devemos reconhecer esta Misericórdia e sabermos o que Deus espera de nós. O paradigma é Cristo e com Ele que devemos comparar nossa vida. Assim, tomamos ciência da nossa distância do modelo que é Jesus, reconhecendo nossos erros e pecados que podem se manifestar por ações, omissões, mas antes, por uma atitude fundamental de vida que nos afasta de Deus.

Tendo reconhecido o pecado, é preciso arrepender-se sinceramente dele e desejar, verdadeiramente, não mais pecar. Deste modo, estamos prontos para nos aproximarmos do padre para confessarmos nossas culpas e com ele celebrarmos a misericórdia de Deus.

Faça esta linda experiência. Para tanto lhe apresentamos, a seguir, uma proposta de exame de consciência, e os horários nos quais você poderá se confessar em nossa Paróquia.

Exame de Consciência:

– Eu me aproximo do sacramento da penitência com desejo sincero de purificação, conversão, renovação de vida e amizade mais profunda em Deus?
– Tento aprofundar meu conhecimento a respeito da Palavra de Deus?
– Minha vida de Oração tem sido verdadeira e profunda?
– Oriento meus objetivos de vida, minhas ações pela vontade de Deus?
– Tenho colaborado para a unidade da minha família?
– Sou fiel a meu (minha) esposo (a)?
– Sou bom filho (a)?
– Bom pai, boa mãe?
– Sei perdoar?
– Sou humilde?
– Guardo rancor?
– Alimento ódio e raiva?
– Sou vingativo?
– Sei partilhar o que tenho e sou?
– Sou egoísta?
– Sou orgulhoso?
– Prepotente?
– Colaboro com minha comunidade de fé trabalhando nas atividades de Evangelização?
– Frequento com regularidade minha comunidade?
– Sou misericordioso com meus irmãos?
– Julgo?
– Condeno?
– Prejudico as pessoas?
– Comento levianamente sobre a vida dos outros?
– Sou verdadeiro e sincero?
– Minto?
– Sou hipócrita?
– Que atitude de pecado mais me afasta de Deus e dos irmãos?
– Sou caridoso com os pobres?

Quando pecamos estamos nos afastando de Deus e dos irmãos. Nosso pecado prejudica o crescimento do Reino de Deus, por isso devemos pedir perdão a Ele e aqueles que trabalham na construção do Reino. O Sacramento da Penitência nos dá a Graça do perdão, nele celebramos a Misericórdia do Pai que nos chega através da Comunidade dos seus filhos e pelos méritos do Mistério Pascal de Cristo.

Boa confissão! Deus abençoe você e seus bons propósitos.