Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Um pouco de história

A caminhada da Igreja na Vila Boa Vista, Vila Porto, Vila Barros e Jardim dos Camargos, que hoje compõem a comunidade Nossa Senhora Aparecida está muito ligada à atuação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, que se instalaram na Vila Dom José, conhecida como “Chácara dos Padres”, onde hoje é o Parque Municipal. Elas já trabalhavam ali, antes daqueles loteamentos serem lançados. Sabe-se que, desde o inicio dos anos 50, os poucos moradores já frequentavam a comunidade das irmãs missionárias. No inicio da década de 60, a população aumentando rapidamente. Os moradores participam das missas na Vila Dom José, que abria a sua capela ao povo.

Algumas pessoas iam à Igreja no centro da cidade, onde se celebravam os atos religiosos da Paróquia. Era o ano de 1964. Havia total falta de estrutura nas novas vilas e a carência das famílias era muito grande, tanto material, como espiritual. Sensibilizadas com esta situação, as irmãs lideraram um grupo, composto de cerca de 10 famílias, com o apoio do Padre Danilo, Pároco da Paróquia de São João Batista, à qual os bairros pertenciam. As famílias reuniam-se semanalmente nas casas, para rezar e estudar o Evangelho. Ao mesmo tempo, se ajudavam, trabalhando em sistema de mutirão e buscavam providencias junto ao Poder Público. Assim, amenizavam os inúmeros problemas sociais e de primeira necessidade, como: alimentação, remédios, roupas, etc. e até de infraestrutura como: Água, esgotos, iluminação e outros, tendo obtido resultados memoráveis, considerando-se as grandes dificuldades da época.

Inicio da Comunidade:

Estas podem ser consideradas como o inicio efetivo da nossa comunidade. A partir deste movimento, a quantidade de famílias aumentou e atingiu as outras vilas. O Padre Danilo passou a vir à comunidade um domingo por mês e nos outros três, havia Celebração da Palavra, sempre com o apoio das irmãs.

Em média, a frequência era de 20 a 30 pessoas, mas não havia um lugar fixo. Eram utilizados salões desocupados, garagens, escolas, quintais e onde existisse um espaço livre. Certa vez, foi cedido um salão muito bom, na Rua Esmeralda, onde nos reunimos por muito tempo, até que o proprietário precisou ocupar o local.

Garagem do Fórum: Com a inauguração do Fórum. O Padre Danilo conseguiu permissão do juiz para utilizar a garagem, onde, por muito tempo, foram celebradas as Missas e preparadas as crianças para primeira Eucaristia. Mas qualquer mudança na Direção seja do Fórum ou de uma escola, se cancelava a autorização e o problema continuava.

O Sonho da Igreja: No lançamento do loteamento do Jardim dos Camargos, foram doados 3 terrenos: um para construção de uma escola, um para o fórum e um para a igreja. Os dois primeiros foram construídos rapidamente, com recursos públicos. O projeto da igreja foi feito, porem, a sua construção ficava sempre no sonho da comunidade. Foi resolvido levantar uma pequena capela, no terreno da futura igreja, em local que não prejudicasse e tão sonhada construção. No dia 20 de janeiro de 1974 foi constituída uma equipe para a construção e escolhida como padroeira Nossa Senhora aparecida. Hoje a comunidade abriga uma Igreja, o salão paroquial (Eurico Zeurgo), um centro catequético e a secretaria paroquial.

LOCALIZAÇÃO: Rua Ministro Rafael de Barros Monteiro, 38, Jardim dos Camargos – Barueri – SP.